«

maio 07

Juntos na TI: Veja como foi a segunda edição na Microsoft (SP)

Abertura do Juntos na TI

No último dia 06 de maio de 2017, a Microsoft recebeu a segunda edição do </> Juntos na TI. Idealizado por Esabela Cruz, especialista em inclusão e diversidade da Hewlett Packard Enterprise, contou com apoio de 14 empresas para sua realização. Eu atuei na organização técnica do evento que teve o objetivo de incentivar Pessoas com Deficiência a se desenvolver no universo de TI. Ofereceu-se um Workshop de formação em HTML, CSS e JavaScriptBásico para 26 pessoas com deficiência com todos os recursos necessários para comunicação, como interprete de Libras, orientações para mobilidade das pessoas com deficiência visual, equipamentos acessíveis e 15 instrutores que orientaram pessoalmente o aprendizado. Paralelamente, ocorreu o Painel de Boas Práticas de Inclusão de Profissionais com Deficiência no ambiente corporativo com a participação de 56 profissionais das 14 empresas participantes para discussão setoriais e ações que acelerem o processo de inclusão.

Certificação dos alunos que concluiram o treinamento em HTML, CSS e JavaScript

A agenda começou com um Painel de Inclusão de Profissionais com Deficiência mediado por Renata Andrade, diretora da Diversitas, e os painelistas Candida Moraes, diretoria de recursos humanos da HP Brasil, Katarina Oliveira, gestora de recursos humanos da DBServer, Suzi Arakaki, gestora de treinamento e desenvolvimento do Google e Rafael Costa, gerente de recrutamento e diversidade da Totvs. Esse painel permitiu troca de experiências sobre a realidade de cada empresa e as barreiras enfrentadas no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Ao final do painel, os gestores responderam a perguntas do público participante.

Painel Inclusão da Pessoa com Deficiência com Candida Moraes (HP), Suzi Arakaki (Google), Renata Andrade (Diversitas), Rafael Costa (Totvs) e Katarina Oliveira (DBServer)

Em seguida, ocorreu o coffee break com networking que permitiu a interação entre público e representantes das empresas para troca de informações e oportunidades de carreira em cada uma das empresas.

Coffee Break com Networking

Após o coffee break, iniciaram-se os workshops, encaminhando as turmas para auditórios específicos para essa finalidade. O Workshop sobre HTML, CSS e JavaScript durou quatro horas e foi liderado por três instrutores que dividiram a apresentação de cada conceito, além dos instrutores que conduziram as atividades nas mesas para realização do desenvolvimento nos computadores.

Workshop HTML, CSS e JavaScript

O Workshop de Boas Práticas de Inclusão de Profissionais com Deficiência ocorreu com a formação de quatro grupos temáticos, relacionados a recrutamento, seleção e desenvolvimento, liderado por especialistas das empresas participantes em cada um dos temas, finalizando com um painel geral para apresentação dos temas específicos e discussão geral sobre os temas apresentados.

Workshop Boas Práticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência

O evento foi uma grande oportunidade de aprendizado, contato com o tema, networking e compartilhamento boas práticas de contratação, desenvolvimento e retenção de profissionais com deficiência. O evento contou com van acessível, da empresa happy life para levar os participantes desde a Estação Berrini até o CENU, e acessibilidade garantida para os profissionais surdos, com dois intérpretes de Libras. A segunda edição do </> juntos na ti contou com a participação e apoio de 14 empresas: Microsoft, Hewlett Packard Enterprise, HPInc, ToughtWorks, Dbserver, Instituto Eldorado, DXC Technology, Google, Stefanini, CI&T, TOTVS, Brasscom, Diversitas e Happy Life. Esta previsto terceira edição para o publico de pessoas trans e meninas negras nos próximos meses. A inscrição de voluntários e empresas que desejem apoiar já estao abertas. Mais informações pelo email – juntosnati@gmail.com

Segunda Edição do Juntos na TI aconteceu na sede da Microsoft em São Paulo

Instrutores Especialistas em HTML, CSS e JavaScript, Voluntários. Pessoas mais que especiais

Sobre o sinal em Libras da Microsoft Careers, criado pelos alunos surdos do Workshop de Desenvolvimento </> JUNTOS NA TI

Comments

comments