«

»

dez 29

Como usar o slmgr para verificar ativação do Windows e estender licença de avaliação

Toda a vez que instalamos um sistema operacional ou aplicativo, é necessário realizar o processo de ativação, seja nas versões de avaliação ou nas versões comerciais. A versão de avaliação do Windows Server 2012 R2 Datacenter possui um prazo de 10 dias para realizar a sua ativação e um tempo total de testes de 180 dias. Após 10 dias, as máquinas virtuais (VM) e o próprio virtualizador (host Hyper-V) começam a desligar a cada hora. Por se tratar de uma versão de avaliação, uma série de opções de ativação não estão disponíveis. Uma dessas opções seria utilizar o Automatic Virtual Machine Activation (AVMA), uma característica do Windows Server 2012 R2 Datacenter que permite ativar as máquinas virtuais automaticamente sem a necessidade de informar o product key ou ter acesso à Internet. No final do artigo, discutiremos mais detalhes do AVMA. Por hora, vamos tratar da ativação da versão de avaliação do Windows Server

Utilitário slmgr

O slmgr é um script que permite verificar uma série de informações relacionadas à ativação de sistemas operacionais Windows. A versão do Windows 7 e Windows Server 2008 R2 é a mesma utilizada em sistemas operacionais mais novos, como Windows Server 2012 (versões anteriores tem um script diferente). Para verificar quanto tempo ainda pode utilizar o Windows antes de ativa-lo e outras informações, basta rodar as linhas de comando abaixo.

#Verifica quanto tempo resta antes da ativação (ou o tempo restante de avaliação se já ativado)
slmgr /xpr

Post15-Image1Figura 1: Resultado do slmgr /xpr (Período de ativação termina em 1/1/2015)

#Verifica diversos detalhes sobre a ativação do Windows
slmgr /dlv

Post15-Image2Figura 2: Resultado do slmgr /dlv

Outra opção importante é o /rearm. Essa opção estende a licença de avaliação por mais 10 dias após seu vencimento. Veja na figura 2 a linha Remaining Windows rearm count, que apresenta o número de vezes que você pode rearmar uma versão de avaliação. Essa opção é semelhante a rodar o sysprep em um sistema operacional, que generaliza o Windows para ser usado em outra máquina. Toda a vez que você roda esse comando, é necessário reiniciar o sistema operacional.

#Aumenta em 10 dias o período de avaliação
slmgr /rearm

Post15-Image3Figura 3: Resultado do slmgr /rearm

Ativando a versão de avaliação

Para ativar uma versão de avaliação, é necessário ter acesso à Internet para que o Windows possa se comunicar com os servidores de licenciamento da Microsoft. Para o virtualizador (host Hyper-V), basta conectar uma das placas de rede à Internet e rodar o comando abaixo.

#Ativa uma versão de avaliação do Windows pela Internet
slmgr /ato

Para as máquinas virtuais, você precisará criar um novo switch virtual externo e conectar à placa de rede que está conectada na Internet. No meu ambiente, eu conectei o virtualizador à Internet utilizando uma placa de rede wireless.

Dica: Para usar uma placa wireless, é necessário instalar a feature Wireless LAN Service rodando Add-WindowsFeature -Name Wireless-Networking -Restart. Após reiniciar o Windows, inicie o serviço WLAN Auto Config rodando Start-Service WlanSvc e habilite a placa de rede wireless.

Após conectar a placa de rede, basta adicionar o novo switch externo e adicionar uma placa de rede em cada máquina virtual conectada ao switch externo. O próprio roteador da Internet forneceu endereços IPs para as máquinas virtuais, permitindo a conexão à Internet. Veja abaixo como realizar essas configurações utilizando o PowerShell em modo elevado de execução (rodar como administrador).

#Lista as placas de rede físicas disponíveis
Get-NetAdapter

Post15-Image4Figura 4: Lista as placas de rede físicas disponíveis. Note que a placa Wi-Fi está conectada

#Adiciona um novo virtual switch chamado External Switch. Esse processo dura de 30 a 60 segundos
New-VMSwitch -Name “External Switch” -NetAdapterName Wi-Fi -AllowManagementOS $true

Post15-Image5Figura 5: Novo Virtual Switch externo

#Desliga máquinas virtuais para instalação da nova placa de rede
Stop-VM -Name DB1, DC1, VM1 -Force

#Adiciona placa de rede virtual e conecta ao External Switch
Add-VMNetworkAdapter -VMName DB1 -SwitchName “External Switch”
Add-VMNetworkAdapter -VMName DC1 -SwitchName “External Switch”
Add-VMNetworkAdapter -VMName VM1 -SwitchName “External Switch”

#Inicia máquinas virtuais novamente
Start-VM -Name DB1, DC1, VM1

Uma vez realizado esse procedimento e as máquinas reiniciadas, basta verificar se elas foram ativadas. Caso não estejam, verifique se elas possuem um endereço IP que permite a conexão à Internet rodando o comando ipconfig /all. Você pode forçar a ativação rodando o comando abaixo.

#Ativa uma versão de avaliação do Windows pela Internet
slmgr /ato

Você pode ver o Windows ativado, pois indicará o tempo restante de avaliação no canto inferior direito, conforme figura 6.

Post15-Image6Figura 6: Versão de avaliação ativada por 180 dias.

Após esse procedimento, sugiro remover a placa de rede conectada à internet e o switch externo. Para realizar esse procedimento, basta rodar os comandos abaixo.

#Desliga máquinas virtuais para instalação da nova placa de rede
Stop-VM -Name DB1, DC1, VM1 -Force

#Adiciona placa de rede virtual e conecta ao External Switch
Get-VMNetworkAdapter -VMName DB1 | Where-Object {$_.SwitchName -eq “External Switch”} | Remove-VMNetworkAdapter
Get-VMNetworkAdapter -VMName DC1 | Where-Object {$_.SwitchName -eq “External Switch”} | Remove-VMNetworkAdapter
Get-VMNetworkAdapter -VMName VM1 | Where-Object {$_.SwitchName -eq “External Switch”} | Remove-VMNetworkAdapter

#Adiciona um novo virtual switch chamado External Switch. Esse processo dura de 30 a 60 segundos
Remove-VMSwitch -Name “External Switch”

#Inicia máquinas virtuais novamente
Start-VM -Name DB1, DC1, VM1

O processo de ativação está concluído

Utilizando o Automatic Virtual Machine Activation (AVMA)

A distribuição de chaves de produto (product keys) e a ativação de sistemas operacionais em um ambiente de produção sempre foi um desafio termos de gerenciamento para departamentos de TI. O Windows Server 2012 possui uma série de soluções que simplifica a distribuição de product keys e o processo de ativação de sistemas operacionais e aplicativos, como o Microsoft Office. O Automatic Virtual Machine Activation (AVMA) permite ativar máquinas virtuais (VM) sem informar product key em cada VM. Existem alguns pré-requisitos para utilizar o AVMA: o servidor virtualizador (host Hyper-V) deve ser o Windows Server 2012 R2 Datacenter e esse sistema deve estar ativado com uma licença de produto válida. As VMs podem rodar Windows Server 2012 R2 Essentials, Windows Server 2012 R2 Standard ou Windows Server 2012 R2 Datacenter. Nota: o AVMA não funciona em versão de avaliação.

O segredo desse processo está nos componentes de integração entre o Hyper-V e a VM. O Hyper-V possui um componente chamado Key Value Pair (KVP), que permite a troca de informações entre Hyper-V e VM. Para habilitar a ativação automática de VMs, basta utilizar o utilitário slmgr.

#Habilita a ativação automática de máquinas virtuais
slmgr /ipk <AVMA_key>

A tabela 1 apresenta as opções de <AVMA_key>, que podem ser utilizados para ativação de cada versão de VM instalada. Essas chaves são padrão e fazem parte da documentação do Windows Server no Technet, podem ser usadas somente nesse cenário de ativação automática de VMs. A opção abaixo ativa o AVMA da versão de VMs Datacenter.

#Configura a ativação automática de máquinas virtuais Windows Server 2012 R2 Datacenter
slmgr /ipk Y4TGP-NPTV9-HTC2H-7MGQ3-DV4TW

Edição AVMA_Key
Essentials K2XGM-NMBT3-2R6Q8-WF2FK-P36R2
Standard DBGBW-NPF86-BJVTX-K3WKJ-MTB6V
Datacenter Y4TGP-NPTV9-HTC2H-7MGQ3-DV4TW

Tabela 1: Chaves de ativação AVMA (Fonte: Technet)

Saudações,
Gustavo Zimmermann Montesdioca

Referências

MICROSOFT. Volume Activation Overview (2012). Disponível em http://technet.microsoft.com/en-us/library/hh831612.aspx. Acesso em 29 dez. 2014.
MICROSOFT. Automatic Virtual Machine Activation (2013). Disponível em http://technet.microsoft.com/en-us/library/dn303421.aspx. Acesso em 29 dez. 2014.
MICROSOFT. Slmgr.vbs Options for Volume Activation (2013). Disponível em http://technet.microsoft.com/en-us/library/dn502540.aspx. Acesso em 29 dez. 2014.

Comments

comments

Deixe uma resposta